top of page

Crítica: Viúva Negra - O Completar de Um Arco

  • Foto do escritor: Guilherme Rubens
    Guilherme Rubens
  • 14 de jul. de 2021
  • 5 min de leitura

#ParaCegoVer: A imagem mostra a Viúva Negra em um traje branco com um cinto preto, ela está segurando dois bastões e está diretamente olhando para frente, com seus olhos azulados e cabelos ruivos. Ela está na frente de um prisma vermelho, onde mostra os outros personagens do filme, abaixo dela há outras espiãs também. Toda imagem está dentro do quadro azul do Blog do Rubão. O logo está escondido no braço da coadjuvante Melina. E os olhos da Scarlett Johansson estão azuis por conta de um logo escondido em cada olho.



PREFÁCIO

Desde que a pandemia do vírus COVID-19 se espalhou pelo mundo, a quarentena foi um dos meios decretados pelos governos para tentar barrar a super contaminação da doença. Com isso, locais públicos e privados deixaram de ser usados para que a população (em tese) ficasse mais segura. Mas antes de tudo isso, por que não aproveitar o último carnaval né? Vai dar em nada...


Com todos em casa, cumprindo todas as medidas de segurança, (em tese) os locais de entretenimento, como os cinemas, deixaram de ser visitados. Com o relaxamento da quarentena, e aumento de vacinação, os estabelecimentos voltaram a funcionar de modo restrito, mas ainda assim, entregando seu propósito com o andar das autorizações governamentais.


Desde esse afastamento com a sociedade, ontem (14/07/21) foi a primeira vez que fui ao cinema desde 2019. Especificamente, assisti o filme na rede CINEMARK, no Mogi Shopping.

Viúva Negra estreou semana passada, depois de praticamente uma década de planejamento o longa-metragem já pode ser contemplado.


Foi bom aproveitar esta experiência novamente, aproveitar o vídeo com uma telona, é sempre muito bom! Só fica um pouco complicado quando têm duas crianças falando durante o filme INTEIRO atrás de você. Mas enfim... Assisti ao filme! E como foi? O que achei? Confira sem Spoilers:




FICHA TÉCNICA

Título: “Viúva Negra” - Black Widow


Direção: Cate Shortland


Duração: 2h15min


Distribuidora: Disney/Marvel


Lançamento: 08/07/2021


Trilha Sonora: Lorne Balfe


Sinopse: Neste suspense de espionagem e ação da Marvel Studios, Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, confronta o lado mais sombrio de sua história quando surge uma perigosa conspiração ligada ao seu passado. Perseguida por uma força implacável disposta a tudo para destruí-la, Natasha precisa agora lidar com seu passado como espiã e com as relações que deixou para trás muito antes de se tornar uma Vingadora. Scarlett Johansson retorna em seu papel como Natasha/Viúva Negra, Florence Pugh estrela como Yelena, David Harbor interpreta Alexei/O Guardião Vermelho e Rachel Weisz é Melina. {VIA: Disney+}



CRÍTICA: O COMPLETAR DE UM ARCO

Viúva Negra foi um filme muito esperado, o segundo filme independente de uma protagonista feminina no Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) chegou após vários adiamentos de produção devido a pandemia. Foi um filme que sofreu muito com isso, todavia está entre em nós, tanto nos cinemas quanto no Disney+ com o Premier Access. A quarta fase iniciou, de modo arriscado, mas esperançoso!


Quando vi o trailer de anúncio, confesso que fiquei bastante animado para assistir, mas conforme foi passando o tempo a expetativa foi diminuindo, provavelmente pelo fato de ter demorado tanto para a produção ser entregue. Então já adiantando parte da análise, não superou as expectativas.


A ideia, a intenção de fazê-lo é sensacional, a Viúva Negra era uma perfeita personagem para um spin-off de qualidade, com a possibilidade de explorar sua história, já que foi pouco valorizada em outros longas, até a conclusão de seu arco em Vingadores Ultimato.


O enredo do filme é muito interessante, tudo que foi apresentado é de fato algo bom para ser contado, mas infelizmente achei que algumas coisas não foram entregues muito bem, tanto em sua roteirização quanto na direção. Se considerar cada cena de forma separada, verá que não tem o que reclamar, mas o problema começa a partir do momento em que algumas coisas não começam a se encaixar, e você tem que se esforçar para ligar alguns pontos.


A trama te entrega algumas desculpas para prosseguir em uma linha específica, e isso acaba sendo forçado. Inserir uma ideia sem construí-la com uma série de acontecimentos relevantes só faz com que o momento fique clichê, matando a base e o contexto. Sem dizer ainda que de forma clara, o roteiro segue com a fórmula dos outros filmes da Marvel. Não que isso seja necessariamente ruim, mas quando não é usado da maneira correta, torna-se cansativo.

Em várias partes é perceptível a enrolação das cenas, muito papinho aqui para explicar algo, muito entrelaçamento ali para inserir uma ideia.


Se você quer assistir o filme para completar ou aumentar seus conhecimentos do UCM, saiba que nada é acrescentado, assim como revelado nos trailers, a história se passa entre os momentos da Guerra Civil e Guerra Infinita. Focando somente na personagem principal.

A relação de família que é discutida na história é bem presente, trazer um senso emocional para Viúva foi forte, dado que ela apresenta características de dureza e seriedade. Mas não irei me estender muito neste assunto para não dar spoilers.


Uma coisa é certa: as cenas de ação são ótimas, isso não tem o que discutir. Ainda mais com a ideologia de espião fluindo pelo ar, as sequências de luta são dignas de um filme de espionagem; com estratégias, segredos e grandes combates.


Devo confessar que o filme explica muita coisa, e talvez até demais. Parece-me que a diretora fez questão de inserir alguns elementos, porém bagunçou mais do que organizou. A Marvel queria ter feito um filme esclarecedor, mas não explicou muitas coisas. Do que adianta inserir personagens, informações que não são trabalhadas durante o filme? Eu sinceramente fiquei decepcionado com essas situações, esperando um pouco mais, procurando respostas pelas perguntas criadas no próprio longa.


Digo que um dos problemas pode ter sido esse excesso de informações desnecessárias e a falta de informações importantes. Não obstante, para servir de consolo, esse filme é MUITO melhor que Capitã Marvel, isso não tem nem comparação. Comparar a atuação de Brie Larson com Scarlett Johansson é um pecado.


E falando nela, na minha crush, Scarlett Johansson mandou muito bem, com uma atuação excelente junto com seus colegas de trabalho: Florence Pugh e David Harbour. Scarlett sempre se dedica ao máximo em seus papéis, e esse filme foi uma ótima oportunidade para explorar a liberdade da Viúva Negra na Marvel. Johansson sempre quis um solo da heroína, e por fim está aqui - Tal personagem que foi subestimada e alvo de polêmicas com sua intérprete - Inclusive, recomendo a leitura de um artigo do site Legião dos Heróis, que fala um pouco sobre o desenvolvimento da personagem conforme o passar dos anos, desde uma Natasha Romanoff sexualizada para uma vingadora de classe A. Clique Aqui.


A trilha sonora original não é surpreendente, mas também não é desprezível. É frenética, desempenhando bem seu trabalho na exibição de ação. Com direito a corais de fundo e falas em russo, as músicas mantém o tom melancólico de batalhas, mas não chega a ser marcante. Gostei, ficou na média na categoria de ação.


Finalizando, posso dizer que gostei sim do filme, entretanto foi insuficiente em alguns aspectos, senti falta de alguns elementos e excesso em outros. O longa é divertido para assistir com a família. Mas certamente não sentirei falta dele caso não seja uma opção. Um arco completou-se, a viúva agora pode descansar em paz.


Utilidade Pública: O filme contém uma cena pós-créditos, então aguarde até o final para conferir mais uma cena.


Nota: 3,8/5

Digno de prateleira?: Não.


No momento, não vou colocar comentários com spoilers. Futuramente atualizarei o post para isso.


Considerações Finais

E aí? Você assistiu o filme? Concorda comigo? Não deixe de comentar! ;)

Um abraço galera! Até a próxima.

Vamo que vamo!

Link do Artigo Citado: https://www.legiaodosherois.com.br/lista/viuva-negra-trajetoria-universo-cinematografico-marvel.html#list-item-5

--Ruubeens!

Comentarios


©2021 por Blog do Rubão. Criar um site? Por que não?!

Logo Ruubeens! Produções Sem Retângulo v
bottom of page